Tipos de mercadorias

Conhecer bem o seu produto ajuda-o a saber quais os requisitos que terá de cumprir para poder exportá-lo, desta forma, será capaz de garantir que o seu envio chega de forma ideal ao seu destino.

Dentro dos diferentes tipos de mercadoria, é importante enfatizar os seguintes grupos:

  • Mercadorias Restritas e Proibidas: Existem mercadorias com restrições ou mesmo proibidas pelas alfândegas de alguns países. A DHL coloca à sua disposição a ferramenta TAS (Trade Automation Services). Além das possíveis restrições ou proibições no país de destino, há mercadorias que a DHL não exporta por motivos legais e pela própria política da empresa tais como armas, dinheiro, drogas ilegais, animais ou peles, e restringe o envio de outras mercadorias tais como bebidas alcoólicas, produtos farmacêuticos, cartões de crédito, jóias ou antiguidades. Pode consultar o nosso centro de ajuda caso queira obter mais informações sobre este tipo de mercadoria.
  • Mercadorias Perigosas: Mercadorias perigosas são aqueles produtos ou substâncias que podem comprometer a saúde, a segurança, a propriedade ou o meio ambiente. Esses itens estão sujeitos a uma regulamentação específica para transporte e estão incluídos nas listas de mercadorias perigosas da IATA para transporte aéreo ou ADR para transporte terrestre. Na mercadoria perigosa, existem produtos como explosivos, gases, líquidos ou sólidos inflamáveis, mas também aqueles que, embora não pareçam perigosos, podem causar danos durante a fase de embarque, como equipamentos de baterias de lítio, perfumes, aerossóis ou produtos de limpeza, que devem ser transportados com embalagem e rotulagem adequadas e com uma documentação específica, cuja responsabilidade recai sobre o remetente. Para saber mais sobre este tipo de envios, consulte os especialistas em mercadorias perigosas da DHL. No momento de realizar um envio, o remetente deve conhecer os regulamentos sobre o transporte de mercadorias perigosas e provar, através de uma autorização, que foi informado e conhece o tipo de produto que está a exportar.Têm dúvidas sobre mercadorias perigosas? Fale com um dos nossos especialistas.
  • Mercadorias Especiais: Há certas mercadorias consideradas especiais que, devido à importância que têm na economia de nosso país, e o tipo de mercadoria em questão devem preencher mais requisitos para sua exportação, pois muitos países exigem uma documentação específica para este tipo de artigos, mesmo que sejam amostras. Neste tipo de mercadorias, encontramos produtos como o vinho ou o azeite que são muito importantes na exportação portuguesa. Quando se trata de produtos alimentares, é essencial que o envio atenda a requisitos específicos de conservação e, além disso, garanta a sua integridade. A DHL tem uma grande experiência na exportação deste tipo de mercadorias especiais e possui documentos de suporte onde poderá encontrar todas as informações relacionadas à alfândega, impostos, documentação e permissões necessárias para a internacionalização desses produtos.

SOLICITAR INFORMAÇÃO


ÁREA DE TRANSFERÊNCIAS

Pode transferir mais informações sobre conselhos e tipos de embalagens:

Continue com toda a informação sobre embalagens

Continúa con toda la información sobre las embalajes

Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.