SENSIBILIZAÇÃO PARA A FRAUDE

 

Utilização Fraudulenta da Marca DHL

 

Foram realizadas tentativas para defraudar compradores na Internet com a utilização não autorizada do nome e da marca DHL através de gráficos e comunicações por e-mail que, à primeira vista, parecem ter origem na DHL.

 

Na maioria dos casos, as comunicações referem-se à venda de bens de consumo através da Internet que pode requerer o pagamento antes da entrega dos bens.

 

Tenha em atenção que a DHL não solicita o pagamento desta forma. A DHL apenas recebe dinheiro destinado a despesas oficiais de envio relacionadas com a DHL.

 

O presente aviso de segurança não afeta a obrigação de o destinatário pagar o envio, as taxas alfandegárias, o IVA ou cobranças semelhantes, quando estes devem ser devidamente pagos no momento da entrega.

 

A DHL não assume qualquer responsabilidade no que se refere a quaisquer custos, cobranças ou pagamentos incorridos indevidamente resultantes de atividades fraudulentas.

 

 

Websites

 

Se tiver alguma dúvida relativamente à integridade de um website que utiliza a marca DHL, aceda sempre aos websites da DHL através do nosso website global.

 

Visite o website DHL Global

 

 

Denunciar Uma Fraude

 

Denuncie os e-mails fraudulentos ou suspeitos, recebidos em nome da DHL, ao Serviço ao Cliente da DHL.

 

Contacte-nos

 

 

Spam e Vírus

 

Tenha em atenção que, se recebeu um e-mail que sugere que a DHL está a tentar entregar uma embalagem, solicitando que abra o anexo do e-mail para efetivar a entrega, este e-mail é fraudulento, a embalagem não existe e o anexo pode ser um vírus informático.

 

Não abra o anexo. Este e-mail e anexo não são provenientes da DHL.

 

 

Phishing

 

O nome da DHL foi utilizado em vários esquemas de e-mails fraudulentos, geralmente referidos como “Phishing”. Este tipo de e-mails sugere que a DHL está a tentar entregar uma embalagem e solicita ao destinatário que abra o anexo do e-mail para efetivar a entrega. Estes e-mails não são autorizados pela DHL; os seus autores apenas estão a utilizar o nome da DHL na mensagem para atrair a atenção do utilizador e dar uma certa legitimidade aos e-mails.

 

A DHL recomenda que não abra os e-mails se estiverem identificados como sendo “da” DHL e se uma ou mais das seguintes situações se aplicarem:

 

  • Recebeu um e-mail sem um número de localização e não está a fazer negócio com a DHL
  • O e-mail possui um anexo e não sabe que está a fazer negócio com a DHL
  • O e-mail solicita que abra um anexo para obter o número de localização

 

O destinatário de um e-mail questionável com um número de localização pode verificar se este é válido introduzindo-o na caixa “Número de Localização”. Se não obtiver nenhum resultado de localização, não se trata de um número de localização válido e o e-mail com este número não foi enviado pela DHL.

 

Localizar Já

Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.