Prepare-se para exportar

Antes de iniciar o processo de exportação é fundamental que defina uma estratégia de exportação.

A atual globalização é um grande desafio e, a cada dia que passa, possibilita que cada vez mais as PME’s decidam avançar para os mercados internacionais. Para isso, é fundamental poder contar com um parceiro como a DHL.

 

Em primeiro lugar, devemos selecionar o mercado ao qual nos iremos dirigir. Para isso, podemos levar a cabo um estudo de mercado propriamente dito ou recorrer a estudos e estatísticas públicas. Este estudo permite-nos ficar a saber quais são os requisitos necessários para a exportação e quais são as facilidades com que poderemos contar para aceder aos países selecionados e decidir os nossos destinos.

Alguns aspetos que terá de considerar:

  • Variáveis macroeconómicas do país de destino (crescimento do PIB, população…), que nos dão informações sobre a saúde da economia, o crescimento e o desenvolvimento do país. Os países que apresentam o maior crescimento têm também uma maior necessidade de importação e compra de produtos no estrangeiro.
  • Barreiras culturais: é essencial estabelecer uma boa relação de trabalho com os seus clientes e fornecedores: minimiza os riscos associados ao processo de fornecimento de bens e receção de pagamentos. Deverá considerar aspetos como os protocolos comerciais, método de saudação, os hábitos sociais, as relações com o cliente ou fornecedor, o estilo de comunicação, o dress code ou os gostos e preferências, uma vez que podem influenciar a negociação e a implementação do negócio. Pode encontrar informações sobre a cultura de um país em WorldBusinessCulture.com
  • Restrições legais à prática de negócios. Descubra se existem limitações no país em questão que possam dificultar a implementação do seu negócio.
  • O seu produto deve ter alguma vantagem competitiva em relação aos produtos locais iguais ou semelhantes. Estas vantagens podem vir do próprio produto, do preço ou da distribuição.
  • Canais de distribuição no país de destino que permitam levar o produto aos consumidores com mais eficiência.
  • Acordos preferenciais. Um aspeto que terá impacto sobre o custo do produto são as alfândegas. Dependendo da taxa do imposto aplicável à mercadoria, o produto pode deixar de ser competitivo. Muitos países têm acordos bilaterais que isentam o pagamento de tarifas aduaneiras.
  • Verifique qual é a taxa de incumprimento do país. É tão importante vender como cobrar.
  • Considere os aspetos logísticos. O transporte é um componente fundamental quando se faz negócios internacionais. É preciso considerar os aspetos-chave que afetam a logística.

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