SAIBA QUAIS OS PAÍSES PARA ONDE PORTUGAL EXPORTA MAIS

 

As exportações aumentaram 17,1% em 2017, traduzindo-se em mais 2.041 milhões de euros de bens exportados. Importa descobrir quais são os países que estão a contribuir para esta subida. Os Estados Unidos e Angola, por exemplo, integram uma grande fatia nesta ascensão.
 

As exportações na sua maioria têm como destino os Países da zona euro, que segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), obteve um aumento de 12,8% com mais de 994 milhões de euros só no primeiro trimestre de 2017. No entanto, no mercado externo, as exportações cresceram 28,4%, traduzindo-se em mais de 889 milhões de euros.
 

Parceiros Económicos de Portugal

 

Além dos Países geograficamente próximos, como Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, os destinos com maior crescimento são Angola, Marrocos e Estados Unidos.
 

Nos primeiros três meses de 2016, Portugal exportou mais 48,3% de bens para Angola, registando-se mais de 146 milhões de euros no primeiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2016. Segundo dados do INE, os EUA importaram ainda mais produtos portugueses com um crescimento de 51,6%, o que se traduziu em mais 262 milhões de euros.
 

E ainda na lista de parceiros, está Marrocos, com uma subida de 17,6%, atingindo 164 milhões de euros.
 

Quais são os sectores e bens mais transacionados?

 

Os produtos mais importados pela União Europeia integram o sector têxtil e do vestuário, registando um aumento de 10 milhões de euros. As máquinas e aparelhos atingiram os 572 milhões de euros, e os combustíveis minerais é a categoria que representa um montante de exportações de 491,2 milhões de euros.
 

E por fim, os bens com menor peso são os agrícolas, os metais comuns, os veículos e os produtos químicos. Tudo bens que Portugal exporta significativamente para os países que estão fora do mercado único da União Europeia.
 

Os Estados Unidos, seguido de Angola e Marrocos, são os destinos que mais importam nos sectores referidos acima.
 

Se desejar exportar para algum destes destinos, pode contar com a DHL Express Portugal como seu parceiro. Consulte os nossos guias e comece já a exportar para Angola e os EUA.
 



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.