O perfil do utilizador de e-commerce é cada vez mais exigente.

QUAL O É O PERFIL DO UTILIZADOR DE E-COMMERCE?

ESTUDAR O PERFIL DO UTILIZADOR DE E-COMMERCE É TÃO IMPORTANTE COMO CONHECER OS PRODUTOS MAIS PROCURADOS. ESTE PASSO É FUNDAMENTAL PARA QUE AS EMPRESAS ONLINE POSSAM TER SUCESSO E AUMENTAR O SEU VOLUME DE NEGÓCIOS.

Oferecer uma ampla gama de produtos e preços e garantir um bom envio fará com que esses utilizadores repitam o processo de compra no seu site e-commerce.

Nós mostramos-lhe como deve seduzir este novo perfil de comprador.

 

PERFIL DO UTILIZADOR DE E-COMMERCE: UM CLIENTE EXIGENTE

 

O perfil do utilizador de e-commerce é cada vez mais exigente. É uma pessoa que interage nas redes sociais e conhece as tendências. É digitalmente ativo e investiga através de redes sociais, conhece-as e partilha informações. O perfil do utilizador do e-commerce é o do nativo digital. Isto é, pessoas muito familiarizadas com as novas tecnologias para comprar online a qualquer momento e a qualquer hora.

Podemos dividir o perfil do utilizador de e-commerce em quatro segmentos:

 

  • Compradores esporádicos – Traditional offline category buyers. Por norma, neste segmento a maioria dos compradores são mulheres, com habilitações literárias diversas. São pouco ativos nas redes sociais e compram materiais dos sectores de moda, livros e CDs.
  • Comprador médio – Pure online category buyers. Aqui encontramos compradores de bilhetes para eventos ou espetáculos. Inclui uma proporção superior de mulheres com nível de ensino superior, ou pessoas empregadas e que usam redes sociais de forma regular.
  • Grandes compradores – Heavy Sem dúvida, é o comprador mais ativo e compra em todas as categorias. Neste grupo, destacam-se os homens com o ensino médio e, no geral, são trabalhadores ativos. Utilizam as redes sociais várias vezes ao dia e a sua frequência de compra é alta.
  • Grandes compradores de tecnologia – Technology buyers. São compradores de tecnologia (computadores, consolas e telemóveis). Habitualmente os grandes compradores de tecnologia são homens. É um perfil bastante ativo nas redes sociais e, embora seja uma categoria mais pequena, o gasto médio de compras é maior.

 

O QUE PROCURA O COMPRADOR SEGUNDO O PERFIL DE UTILIZADOR DE E-COMERCE?

 

O perfil do utilizador de e-commerce é cada vez mais exigente e procura, acima de tudo, conveniência e conforto. Tanto a despesa como a frequência de compra tem vindo a aumentar para os compradores online.

O utilizador de e-commerce procura bons preços e ofertas que só podem ser encontradas nas lojas online. Está interessado na variedade de produtos, mas também nas características do envio. É por isso que é muito importante que as lojas online possam crescer e adaptar-se às novas necessidades dos seus clientes.

O comprador online procura:

 

  • Um bom preço, ofertas e promoções apenas disponíveis em lojas online.
  • Boa experiência com o envio/transporte. O comprador quer que as suas compras cheguem no menor tempo possível e nas melhores condições.
  • Um bom serviço pós-venda.
  • Uma relação conveniente e de confiança.

 

DADOS ESTATÍSTICOS DA COMPRA ONLINE

 

O mercado hoje em dia é muito grande, de acordo com a última edição do Estudo da Economia Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI, o número de portugueses que fizeram compras online em 2017 alcançou os 36%. Até 2025 a expectativa é que o número venha a crescer para os 59%, com o volume de vendas a subir para os 8,9 mil milhões de euros, quase o dobro dos 4,6 mil milhões de euros de 2017.

É necessário ter em mente qual é a quota de mercado a que se destina o negócio e conhecer o perfil dos consumidores. Ao ter um utilizador satisfeito, a probabilidade de repetir a sua experiência de compra numa loja online é maior. Para isso, é fundamental compreender que condições oferecemos para criar ao utilizador a necessidade de repetir a compra. Combinar variedade, conveniência, facilidade de entrega e pagamento com bons preços é a fórmula de sucesso para captar e reter clientes online.

Por outro lado, as questões relacionadas com a expedição e entrega das mercadorias é um fator muito importante. O comprador online exige rapidez e acompanhamento contínuo dos seus pedidos. O cumprimento dos prazos de entrega gera também grande satisfação para metade dos utilizadores. No que respeita ao prazo de entrega, os compradores consideram ser um fator determinante no processo de tomada de decisão.

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