OPTIMIZAÇÃO DE SITES DE COMÉRCIO ELETRÓNICO PARA OS MOTORES DE BUSCA – Parte II

 

O SEO (“Search Engine Optimization”) de um site de comércio eletrónico é uma tarefa exigente, mas vamos ajudá-lo a simplificar o processo.
 

Imagens

 

Como referido no artigo anterior, as imagens são importantes para os motores de busca e fundamentais para os visitantes! Garantir imagens de muito boa qualidade é meio caminho andado para vender os seus produtos através do site. Lembre-se que em comércio eletrónico, o Cliente toma contato com o produto através destes elementos!
 

Disponibilize filtros

 

É comum, nos sites de comércio eletrónico, ser possível filtrar os produtos para ajudar os utilizadores a encontrar os produtos que procuram. Tal como um supermercado está organizado por vária seções, os filtros permitem ao visitante ver apenas aquilo em que está interessado. Embora seja bastante prático para o consumidor, alguns sistemas geram URLs exclusivos para cada tipo de pesquisa de filtro, criando assim, uma duplicação de conteúdos. Através do Google Search Console, pode verificar quantas páginas foram duplicadas e que foram encontradas no seu site, trabalhando em seguida para evitar que isto aconteça.
 

Gestão de stock

 
É possível que, pontualmente, os seus produtos estejam em rutura de stock e por isso indisponíveis para compra. Neste caso, não deve remover ou “eliminar” a página do site, mas antes, deixá-la disponível com uma indicação de que o produto está sem stock. Se possível, indique também em que data prevê que o stock seja reposto e encaminhe o visitante para outros produtos semelhantes.
 

Arquitetura do site

 

A estrutura de informação/conteúdos do site é um fator importante para a otimização dos motores de busca. Faça um exercício de organização dos conteúdos na ótica do visitante, tente perceber em que área do site é que iria procurar determinado tipo de conteúdo ou de produto – evite uma estrutura de informação baseada na forma como a sua empresa se organiza internamente. Certifique-se também que as categorias estão linkadas a partir da página inicial e que as páginas de produtos têm link às páginas da categoria a que pertencem.
 

Esquema para páginas de produtos

 

Acrescentar a marcação de esquema (“schema”) nas suas páginas de produto é um fator crucial para melhorar a aparência das suas páginas de produto nas SERPs (“Search Engine Result Pages” ou páginas de resultados de pesquisa). Quando o seu site adota um “schema” correto, os motores de busca conseguem mais facilmente e de forma estruturada, identificar os vários elementos que disponibiliza na página de produto (exemplo: designação, marca, descrição, imagem, preço etc).
 

Monitorização

 

A sua estratégia de otimização para os motores de busca deve incluir uma monitorização dos resultados, para que possa perceber que impacto está a ter e onde pode melhorar. A nossa sugestão é, que verifique periodicamente qual a evolução da posição do seu site nos motores de busca, para as suas palavras-chave de pesquisa principais e também para as palavras-chave principais para cada produto ou categoria de produtos. A partir daí vai conseguir perceber os resultados que está a ter e, se a posição não estiver a melhorar, seguir uma estratégia diferente.
 

A par com esta monitorização, pode também avaliar a posição dos seus principais concorrentes. Recorde que a sua posição depende do seu trabalho de otimização, mas também do trabalho feito pelos seus concorrentes e até de alterações dos algoritmos dos motores de pesquisa.
 

A DHL ajuda-o a estar a par de todas as dicas e tendências de mercado. Descubra aqui o nosso blog.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.