OPTIMIZAÇÃO DE SITES DE COMÉRCIO ELETRÓNICO PARA OS MOTORES DE BUSCA

 

O SEO (“Search Engine Optimization”) de um site de comércio eletrónico é uma tarefa exigente, mas vamos ajudá-lo a simplificar o processo.
 

Verifique se o seu site está em HTTPS

 

O primeiro requisito para qualquer site é a segurança, mas, na alteração para HTTPS esta condição é particularmente importante. Lembre-se que os utilizadores se preocupam com a confidencialidade dos seus dados pessoais, dados de pagamento e dados das compras realizadas por isso garantir a segurança dos mesmos é fundamental.
 

Optimize as páginas de cada categoria de produtos

 

Optimizar as páginas de cada categoria de produtos é um dos aspectos principais que deve ter em atenção. É essencial escolher bem as palavras-chave que os utilizadores irão colocar num motor de busca sempre que estiverem à procura dos seus produtos. Além do texto, as imagens são igualmente importantes para que a página seja apelativa ao utilizador e também porque as imagens são indexadas e há cada vez mais pessoas a usarem a pesquisa por imagens!
 

Otimizar as páginas de produtos

 
A página de cada produto deve ser intervencionada de forma exclusiva – cada página deve ser tratada como um elemento fundamental porque é normalmente nesta página que o consumidor decide colocar a sua encomenda ou ir à procura de outra opção. Assim, a página de produto deve ter uma descrição exclusiva e detalhada de todas as características do produto, forma de utilização e demais condições associadas à utilização ou à compra. Deve tentar, sempre que possível, que a página de produto contenha informação exclusiva e não duplicada de outros produtos parecidos. Se ainda conseguir “contar uma história” sobre o produto, então isso será perfeito para os motores de busca e também para os visitantes do site.
 

Não se esqueça ainda de escrever tags de título exclusivas com base em pesquisa de palavras-chave cuidadosas. Aqui, será também importante criar um formato padrão para esses títulos de forma a facilitar. Tente incluir palavras ou frases populares e atraentes, como “entrega gratuita”, “compre agora”, “promoção” ou “novo”.
 

Variedade nos modelos do produto

 

Se o seu produto existe com outros tamanhos ou cores, por exemplo, não deverá gerar um novo URL para cada variante para não promover canibalização nas palavras-chave. Deve optar pela exibição das várias opções na qual o utilizador pode alterar a cor, tamanho ou modelo, sem alterar o URL. Não se esqueça de incluir várias palavras-chave de intenção de compra, por exemplo, “Compre [inserir produto]”.
 

Lembre-se que SEO não se trata apenas de atrair tráfego ao seu site, após cativar a entrada deve agarrar o consumidor para converter uma visita numa compra e para isso, o conteúdo tem que ser bom para o motor de busca, mas também para um humano e potencial comprador.
 

Na segunda parte deste artigo, poderá consultar mais estratégias para os motores de busca.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.