Métricas para sites de e-commerce  

 

Um planeamento adequado vai poupar-lhe muitas dores de cabeça quando começar o seu site de e-commerce e por isso também deve ter em conta certos indicadores que irão permitir avaliar o desempenho do seu site. No nosso blog pode encontrar as chaves para uma monitorização adequada.

 

MEDIR A RENTABILIDADE DO SEU E-COMMERCE

Ter um site e-commerce e acreditar que funciona bem porque os utilizadores compram e estão interessados nos seus produtos é uma forma pouco fiável de comprovar se a sua loja online é eficaz e bem-sucedida. É importante ir mais longe para rentabilizar todo o potencial do seu negócio.

 

Não é necessário ser um especialista em análise, métricas, e-commerce e negócios online. Só precisa de ser claro sobre os objetivos do seu site e-commerce, saber quanto dinheiro e outros recursos investe para poder verificar a rentabilidade de todo esse esforço.

 

ANÁLISE DA WEB EM NEGÓCIOS ONLINE

Pode questionar-se para que serve toda esta análise, se o que é realmente importante é vender e gerar receita suficiente para obter lucros. Num mundo digital em que a competitividade é tão alta e está em constante mudança, é importante obter todas as informações possíveis para saber como otimizar o seu e-commerce. Nunca se esqueça que informação é poder!

 

Além disso, estima-se que o e-commerce manterá uma taxa de crescimento de cerca de 30% nos próximos anos. Se acha que o mercado digital está saturado, não será nada comparado com o que vamos observar nos próximos anos.

 

A IMPORTÂNCIA DAS MÉTRICAS E-COMMERCE

Conhecer a rentabilidade do seu site é fundamental para dar um salto qualitativo no negócio assim como para aperfeiçoar as estratégias de promoção e campanhas de vendas.

 

É importante que todos os meses dedique parte do seu orçamento a campanhas digitais e que siga um planeamento rigoroso de conteúdos na web e redes sociais. Mas, sem conhecer o desempenho desse investimento, é impossível tomar boas decisões de gestão para maximizar o retorno.

 

Analisar o desempenho de um site de e-commerce não tem que ser um pesadelo. Aliás, não envolve grandes esforços. Plataformas como o Google Analytics podem ser um bom começo. Através destas ferramentas pode obter dados relevantes sobre o tráfego do seu site, que páginas são visitadas e por quanto tempo, qual a origem dos visitantes e pode até saber a partir de que dispositivos acederam ao seu site ou qual é a sua taxa de rejeição.

 

Numa única plataforma gratuita, pode consultar e configurar todas as métricas essenciais e de comércio online. Desta forma, pode começar a aprofundar o conhecimento sobre o desempenho e analisar a rentabilidade do seu negócio.

 

MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA E-COMMERCE

  • Páginas visitadas: é através desta informação que vai conhecer quais as páginas mais procuradas do seu site. Permite identificar os produtos que mais interessam aos seus visitantes e isto pode ajudar a criar conteúdo relacionado. Também significa que deve prestar especial atenção ao conteúdo de cada uma destas páginas porque são as que têm maior potencial de serem otimizadas para gerar vendas.

 

  • Páginas de saída: estas são as últimas páginas do site que o visitante acede antes de sair. São o último ponto de contacto com a sua loja online. Pode ser que hajam informações erradas ou um algo que afaste os potenciais consumidores pelo que vale a pena analisá-las a perceber se podem ser melhoradas ou se estão a gerar algum tipo de frustração nos visitantes.

 

  • Origem dos visitantes: de onde vêm as suas visitas? As visitas à sua página de e-commerce devem-se ao seu posicionamento no Google ou as maiores fontes de tráfego advém das suas redes sociais? Ou vêem de outras campanhas como por exemplo email marketing ou passatempos?

 

KPIS QUE DEVE CONhecer e APLICAR na análise E-COMMERCE

Embora as métricas sejam dados brutos que podem servir de orientação, os KPIS são o passo a seguir na análise da web.

 

Estes indicadores são fórmulas matemáticas que respondem a objetivos claros e mensuráveis.

 

O ROI ou Retorno sobre o Investimento é o mais famoso e útil para conhecer a rentabilidade do e-commerce. O ROI fornece informações sobre quanto custa à sua empresa gerar uma venda, tendo em conta o que investiu.

 

A taxa de abandono do carrinho de compras é outro indicador relevante. Imagine que o seu e-commerce recebe muitas visitas e que muitos visitantes iniciam um processo de compra, mas que poucos concluem.

 

Saber quantas pessoas abandonam o carrinho e o motivo por que o fazem pode ser a chave para repensar certas decisões, tais como custos de envio, métodos de pagamento, a complexidade do processo de compra ou até mesmo o registo para poder adquirir produtos.

 

Outro KPI interessante para a rentabilidade de um site e-commerce é a Taxa de Compra Repetida. Isto é, determine o número de clientes que compram frequentemente – o que nos dá informações sobre o grau de fidelização e de satisfação de seus clientes.

 

Os negócios digitais estão cheios de desafios mas as métricas são um bom aliado para os ultrapassar com sucesso!



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