Embalagens sustentáveis e e-commerce, é possível?

 

Quando falamos em sustentabilidade no e-commerce, uma das maiores preocupações é a utilização de muitos materiais no momento de embalar. Mas, se quiser reduzir os materiais de embalagem, que impacto é que isso terá? É necessário encontrar o equilíbrio entre estes dois fatores para conseguir atingir um nível interessante de sustentabilidade das embalagens nos envios internacionais. Vejamos, se não proteger o produto adequadamente, este poderá ficar danificado aquando do seu transporte. A substituição do produto danificado resulta no envio de uma nova encomenda, e esta ação resulta num custo ambiental adicional.
 

No artigo de hoje destacamos os pontos mais relevantes a considerar no que respeita à sustentabilidade no envio de encomendas internacionais.
 

Análise de casos e melhores práticas

 

A sustentabilidade das suas embalagens não se prende apenas na possibilidade de reciclar esses materiais. A sua pegada ecológica pode ser reduzida através de toda a cadeia de transporte de encomendas:
 

1) Começando pela escolha de um local de armazenamento eficiente. Nos Estados Unidos, um Cliente que trabalha em vários setores construiu um centro de distribuição com um design responsável em termos ambientais. As instalações foram concebidas com iluminação eficiente em termos energéticos, claraboias, canalização de baixo fluxo, um sistema de telhado branco, contenção de escoamento de águas pluviais e um programa de reciclagem. Através da minimização do consumo de energia e de água, da redução das emissões de gases de efeito de estufa e da redução de custos, o novo centro de distribuição assegura um ambiente mais saudável.
 

2) Através da reciclagem de resíduos. Se necessitar de ajuda com alguma destas etapas na sua cadeia de transporte de encomendas, pode contar com a DHL Express Portugal. Uma companhia aérea do Reino Unido queria conceber uma solução de catering a bordo inovadora sem desperdícios e solicitou a nossa ajuda. Após comparação de taxas de desperdício foi definido um plano de minimização de resíduos num aterro que incluiu a instalação de desidratadores de alimentos. Este passo reduziu significativamente o volume dos alimentos em 70%.
 

3) E não menos importante, a escolha da embalagem e a forma como embala. Já pensou no espaço vazio existente em cada encomenda? A seleção da caixa com o tamanho certo, contribui para a diminuição de espaço necessário durante o envio, reduzindo por isso o número global de envios. Esta decisão é vantajosa para si, para nós e para o cliente. Conheça os requisitos de manuseamento principais que deverá ter em consideração ao embalar os seus produtos através do nosso Guia de embalamento.
 

4) E finalmente, o seu transporte. A DHL oferece um conjunto de opções de serviço para minimizar e/ou evitar emissões relacionadas com logística, desperdício e outros impactos ambientais em toda a sua cadeia de fornecimento tendo um impacto positivo na sua marca.
 

Bom para o Ambiente, bom para o negócio

 

Depois de ter em conta todas estas boas práticas, considere a segurança dos seus envios e a entrega em boas condições. Esta é uma oportunidade única para que a sua marca dê uma boa impressão e transmita a identidade da marca, como sustentável e ecológica. Além disso, uma embalagem em más condições transmite descuido e baixa qualidade ao seu cliente. O consumidor não só se preocupa com a entrega do seu artigo, bem como com o aspeto da embalagem em que é entregue. Utilize as embalagens DHL e conheça as várias possibilidades de envio.
 

A DHL é pioneira na logística ecológica

 

Se queremos que o nosso planeta continue a ser habitável durante largas gerações, temos que agir agora para reduzir as emissões, tornar os negócios mais sustentáveis e, em última análise, passar para uma Economia Circular.
 

A DHL quer desempenhar um papel crucial na forma como o negócio é realizado no que respeita ao impacto ambiental. Por essa a razão, a nossa missão passa por atingir zero emissões até 2050 e sermos a referência da indústria para práticas de negócio responsáveis.
 



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.