Eficiência Energética: um dos objetivos da DHL

Eficiência Energética: um dos objetivos da DHL

 

O PROGRAMA DE EFICIêNCIA ENERGÉTICA GOGREEN Do grupo DPDHL FORTALECE O NOSSO COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE E AS ENERGIAS RENOVÁVEIS. o Seu principal objetivo é reduzir as emissões de CO2 em todas as atividades logísticas ATÉ 2050.

 

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

 

Através do programa GOGREEN, a DHL visa alcançar uma gestão eficiente dos recursos energéticos. Entre outros, reduzir significativamente o consumo de CO2 nas instalações e operações, Além de alinhar com a estratégia corporativa da empresa, promover a energia renovável e minimizar o impacto ambiental.

 

Um dos objetivos alcançados pela DHL, empresa pioneira no transporte ecológico, foi reduzir em 30% as emissões entre 2007-2017, marco alcançado em 2016 e tendo agora como novo objetivo ambiental reduzir as emissões de CO2 para zero até 2050 em termos líquidos. Estes são objetivos acordados pela empresa verde no marco da COP 21, conferência sobre o clima de Paris 2015.

 

Com a sua contribuição para a limitação do aquecimento global a 2ºC, a DHL será pioneira na logística em gestão ambiental.

 

 

OBJETIVO 0 emissoes

 

O programa ambiental GOGREEN tem quatro objetivos principais. Da eficiência energética no transporte, embalagem e armazenamento até ao embarque.
 
Primeiro, o programa quer aumentar a eficiência energética das suas próprias operações em 50%. Não só o seu, mas também o dos seus subcontratantes de transporte. Segundo, operar 70% da primeira e last mile usando veículos limpos, como bicicletas e carros elétricos, além de incorporar soluções ecológicas em mais de 50% das suas vendas. Desta forma tornaremos as cadeias de fornecimentos dos nossos clientes mais verdes.
 
Finalmente, o programa visa treinar e certificar 80% de seus funcionários como especialistas de GOGREEN até 2025.
 
A estratégia ambiental do Grupo DPDHL baseia-se em emitir menos e emitir limpo. Além de reduzir o consumo de energia e usar energias renováveis ​​e combustíveis mais limpos. O grupo também planeia plantar um milhão de árvores por ano para o Desenvolvimento Sustentável. O seu objetivo é alcançar o progresso económico global com os limites ecológicos da terra e em harmonia com a justiça social.

 

LOGÍSTICA QUE CUIDA DO PLANETA

 

O programa tem três objetivos para minimizar o impacto ambiental. Primeiro, a gestão estratégica da eficiência energética. Segundo, reduzir significativamente o consumo nas instalações. E terceiro, alinhar-se às linhas corporativas do GOGREEN.
 
A DHL está comprometida em reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2020, considerando as cartas enviadas, às encomendas expedidas e também as suas instalações.
 
No que diz respeito às ações destinadas a reduzir as emissões geradas nos transportes, as iniciativas tomadas são numerosas e variadas. Desde a entrega de mercadorias na cidade a pé, de bicicleta e/ou veículos elétricos, até veículos com energias / tecnologias alternativas. Além de sistemas aerodinâmicos de veículos (SDR), melhor planeamento de rede e otimização de rotas e formação para motoristas e outros colaboradores.
 
Em relação à gestão de edifícios várias iniciativas foram implementadas. Do uso de energias renováveis passando gestão de manutenção preventiva eficiente até à implementação de novas tecnologias. Implementação da norma internacional de referência ISO 50001 e programas de monitorização de energia. Através deste último, foi possível conhecer em detalhe, o funcionamento dos diferentes centros da DHL Express, detetando ineficiências em termos de gestão de energia e possibilitando um benchmarking de tecnologias.

 

Outra vantagem deste programa tem sido pesar e prioritizar investimentos em instalações, o que permite estimar retorno dos mesmos de forma simples. 

 

CONCLUSÕES DO PROGRAMA

 

As principais conclusões do estudo são as seguintes:

 

  1. É muito difícil detetar ineficiências pela equipa se não houver equipamentos que possam medi-los.
  2. Com investimentos moderados podem ser obtidos resultados muito satisfatórios.
  3. O envolvimento dos membros da DHL é essencial para reduzir a pegada de carbono da nossa atividade.
  4. A energia mais limpa e económica é aquela que não é consumida.

Como resultado do programa podemos destacar que hoje a DHL Express conhece bem o funcionamento das suas instalações. A monitorização de energia permitiu em alguns casos alcançar uma redução média de 6% nas emissões por instalação. Noutros casos a redução foi de até 17% o que equivale a 195 toneladas de emissões de CO2 num ano.

Está interessado neste post? Siga nosso blog e encontre todas as informações que precisa.

 

 



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.