Dicas para criar um calendário de e-commerce

Dicas para criar um calendário de e-commerce

 

A ORGANIZAÇÃO DE CAMPANHAS NO E-COMMERCE É CHAVE PARA A  RENTABILIDADE DO SEU NEGÓCIO ONLINE. ISTO PERMITE QUE TENHA TODO O PLANEAMENTO Das SUAS AÇÕES ESTRATÉGICAS e as prepare COM ANTECEDÊNCIA para obter melhores resultados.

 

Se ainda não tem um calendário de comércio eletrónico em que possa refletir as suas campanhas e marcar os períodos mais fortes para as vendas online, agora é o momento. É possível que esteja a perder muitas oportunidades de promover os seus produtos ou serviços ou que a concorrência esteja a ganhar terreno.

Mas isto tem uma solução fácil: pode começar a planear as suas campanhas de comércio eletrónico com um simples calendário de negócios seguindo estas dicas simples.

 

A IMPORTÂNCIA DO CALENDÁRIO DE E-COMMERCE

 

Certamente saberá que o planeamento é fundamental em qualquer negócio para melhorar o seu lucro e atingir o sucesso. Mas, quando falamos de comércio eletrónico, esta necessidade de planeamento e previsão torna-se ainda mais importante.

Além de preparar a sua loja online, deve planear o conteúdo das redes sociais e as ações promocionais que acompanharão a sua campanha. Dessa forma, ganhará consistência e poderá trabalhar com mais eficiência.

 

O SEU PLANO DE AÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO DESENHO DE UMA ESTRATÉGIA

 

Um calendário de comércio eletrónico é uma das principais ferramentas para qualquer profissional de e-commerce. Desta forma, tudo o que acontece ao redor é usado para criar campanhas nos períodos de maiores vendas online.

 

As vantagens de ter um calendário de comércio eletrónico são:

 

  • Planeamento e organização: da definição de cada campanha passando pelas as ações que esta abrange e as promoções ou conteúdos que devem ser criados e divulgados.
  • Dinamização: com um planeamento prévio, terá mais oportunidades de promoção nos canais sociais, gerar mais interações e atrair mais público.
  • Datas importantes: tenha uma visão geral de cada mês ou trimestre e da evolução das suas vendas. Aproveite algumas datas especiais como efemérides para impulsionar a sua empresa.
  • Detetar quando o seu de comércio eletrónico pode vender mais: dependendo do tipo de produto, serviço ou loja on-line, identifique as datas ou eventos especiais que podem gerar oportunidades de vendas.
  •  

 

Além disso, de acordo com especialistas, é conveniente que uma campanha relevante seja preparada com 3 ou 4 semanas de antecedência. Assim, o conteúdo como e-mail marketing ou banners podem ser planeados e desenvolvidos com tempo suficiente.

 

Da mesma forma, deve prever as suas ações e entregas para evitar a promoção de produtos com stock limitado. Isso fará com que a sua campanha falhe ou que o envio seja atrasado, com a correspondente insatisfação do cliente.

 

DICAS PARA CRIAR O SEU CALENDÁRIO DE E-COMMERCE E CAMPANHAS ONLINE

 

    • Tendências globais

 

Não ignore os períodos de maiores vendas online, como Black Friday, Single’s Day ou Valentine’s Day. Tenha em mente dias comemorativos ou dias significativos para o seu produto, que podem ser uma oportunidade de vendas. Por exemplo, Dia da Mãe, Dia do Livro ou Dia da Terra.
 

Pense como aproveitar férias ou feriados, como Páscoa ou Natal. Considere o início da temporada do seu setor em relação ao consumo e às necessidades dos utilizadores.

    •  

    • Melhores períodos de vendas online

 

Se souber reconhecer as datas ou períodos em que vendas do seu produto de e-commerce ou setor aumentam, pode definir os prazos anteriores para realizar campanhas mais rigorosas ou combinar essas datas com liquidações de stock.

    •  

    • Não dispare em todas as direções

 

Seja coerente e limite-se a datas ou eventos relacionados ao seu produto ou serviço, que ofereçam suporte à sua marca e sejam uma boa maneira de se relacionar com os seus clientes e a sua comunidade.
 

Também deve saber ouvir o seu público, analisar o seu produto e avaliar as possíveis oportunidades e ações promocionais.

    •  

    • Crie os seus próprios dias especiais

 

Comece a sua criatividade e crie uma campanha de e-commerce num dia específico para a sua marca. Se o El Corte Inglês tem a sua Golden Week, porque não criar o seu próprio evento?

    •  

    • Use ferramentas digitais

 

Seja para planear o seu conteúdo e sua disseminação, seja para medir resultados e o retorno do investimento utilize ferramentas para gerir e monitorizar campanhas de comércio eletrónico.
 

Planear antecipadamente as suas ações promocionais num calendário vai melhorar o impacto das suas promoções e vendas, além de gerir os seus negócios online de maneira mais estratégica.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.