Conheça algumas métricas do e-commerce em Portugal

O E-commerce é um fenómeno global que tem vindo a crescer com a massificação da Internet. Existem cada vez mais lojas online que disponibilizam praticamente todo o tipo de produto ou serviço em que podemos estar interessados.

Nos primórdios comprava-se online livros e música, depois gadgets, roupa e viagens, mas hoje em dia é possível comprar automóveis, seguros, produtos alimentares, material de desporto, medicamentos e muito mais.

 

O comércio eletrónico é de facto uma forma muito conveniente de comprar porque permite ao comprador fazê-lo no local e momento que pretende, sem ter que se deslocar e receber os produtos em sua casa ou levantá-los num local pré-definido. Portugal não tem passado ao lado desta mega tendência digital e regista um nível de adesão a este modelo de compra já muito significativo.

 

Deixámos-lhe alguns dados que comprovam o interesse dos portugueses pelo e-Commerce:

 

  • Em 2017 sabíamos que 4 em cada 10 portugueses já faziam compras online; neste ano os portugueses movimentaram cerca de 4,73 mil milhões de Euros em sites de comércio eletrónico
  • No início de 2019 cerca de 43% dos portugueses com mais de 15 anos visitaram sites de E-Commerce; destes as faixas etárias mais representativas estão entre os 15 e os 44 anos
  • Os produtos mais procurados são, por ordem decrescente de procura:
    • Viagens
    • Moda
    • Bilhetes para eventos
    • Livros/Música/Papelaria
    • IT e Mobile
  • As compras de produtos alimentares, sejam as realizadas em supermercados online, sejam as encomendas de refeições para entrega cresceram também de forma significativa
  • Os portugueses apontam a entrega gratuita como um fator relevante para aumentaram as suas compras online (é valorizado por cerca de 42% dos compradores)
  • O maior dia de compras online em 2018 foi o Black Friday no dia 23 de novembro.


Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.