COMO DAR REPUTAÇÃO À SUA MARCA ANTES DE SE TORNAR CONHECIDA

Identidade de marca não é algo exclusivo de produtos/marcas com enormes orçamentos. A Marca é tudo aquilo que a compõe, desde o preço, passando pela tipografia e até pela saudação que usa no seu chat.

 

 

E, a menos que acerte à primeira, terá de se esforçar para conquistar a sua reputação. Aqui fica um breve guia para poder criar a sua marca a partir do zero.

 

A chave para criar uma marca reconhecível é a consistência. A sua marca deve ser facilmente identificável onde quer que os consumidores a encontrem. Isto significa que é fundamental garantir ao seu público-alvo uma experiência homogénea em todas as suas presenças – como o website da sua marca, canais de retalho on-line, ou feeds de social media.

 

A honestidade e a transparência são valores que nos fazem confiar nas pessoas – construir uma marca forte e duradoura depende da demonstração prática destes. Partilhar opiniões e notícias sinceras com o seu público torna a sua marca automaticamente mais credível.

 

Primeiros passos para construir a sua marca

 

Descubra o que existe de único na sua proposta. Reserve algum tempo com a sua equipa para definir a sua marca. Perceba qual a razão do seu produto ou serviço ser importante para o seu público, em vez de se concentrar nas suas características. Estude os seus principais concorrentes e analise a eficiência com que eles comunicam as suas mensagens de marca – procure sempre atingir resultados para além dos modelos já existentes.

 

Ao construir a sua marca, o objetivo é que se destaque da concorrência. Ninguém conhece a sua marca melhor do que você, por isso cabe-lhe a si espalhar a palavra.

 

Estabeleça um “tom de voz” para dar à sua marca um registo distinto e reconhecível. Qualquer conteúdo que produza deve ter o mesmo tom de voz – quando o seu tom é consistente, o seu público terá confiança no sentimento das palavras que lê e, em última análise, recompensa a marca com a sua lealdade.

 

Uma marca é muito mais do que apenas um logótipo. A verdadeira atenção aos detalhes em todos os elementos que podem tocar o público é o que torna uma marca verdadeiramente profissional. Veja os “brand books” que outras empresas produziram (uma pesquisa no Google por “diretrizes de marca” fornece-lhe milhares de resultados) e avalie tudo o que pode constituir a sua marca – desde o seu tipo de letra até à forma como você atende o telefone.

 

Abra a porta com um sorriso

 

Explique aos seus compradores de comércio eletrónico quem é para os ajudar a conectarem-se com a marca e a terem uma boa experiência de compra. O nome, o logótipo, a experiência de compra e a estratégia de marketing da sua empresa devem partir da história central da sua marca.

 

Embora os grandes retalhistas dominem grande parte do mundo online, os sites de comércio eletrónico de pequenas empresas têm uma grande vantagem: podem oferecer uma experiência altamente personalizada ao cliente. Procure formas de criar uma conexão visual com os seus clientes assim que chegam à sua landing page.

 

Cada marca deve evoluir em resposta às mudanças do mercado. É provável que, se o seu logótipo não tiver sido reformulado há alguns anos, talvez não reflita a visão principal e atual da sua empresa ou dos seus serviços no momento.

 

E, ao contratar colaboradores, verifique se eles partilham a missão, a visão e os valores da marca. Afinal de contas, se todos na sua organização acreditarem no que você está a tentar alcançar e comunicarem esses valores a todos com quem interagem, permitirá que a sua empresa cresça.
Não se esqueça que os seus Parceiros também fazem parte da cara do seu negócio. Quando precisar de um Parceiro que esteja totalmente alinhado com a sua estratégia pense na DHL para todos os temas relacionados com transporte e logística.

 

Alinhar a sua marca on-line e off-line

 

Se a sua marca tem uma abordagem com esta dualidade de presenças, é importante garantir que os dois elementos tenham a mesma atenção ao detalhe. Pode ser fácil que os ativos offline e digitais se desconectem, porque geralmente são supervisionados por diferentes equipas de marketing. Lembre-se, os seus clientes não se importam se a sua loja e o seu website são cuidados por pessoas diferentes – para eles, a sua marca é uma única entidade e o insucesso de qualquer parte prejudica o todo.

 

Incentive a conversa

 

O seu público está à procura de uma experiência adaptada às suas necessidades, apoiada por interações pessoais genuínas. Ouvir o consumidor é o modo mais eficaz de construir confiança na marca. Sempre que alguém se dirige à sua marca – seja através de um comentário numa página, post do blog ou das suas redes sociais – reserve tempo para os ouvir. Entenda o seu ponto de vista e responda-lhes pessoalmente, mesmo em tom de conversa – usando “eu” e “tu”.

 

Os comentários e testemunhos – desde que genuínos – são ótimas formas de ganhar a confiança do público. Certifique-se que os inclui nas landing pages do seu website e feeds de social media. Dê voz à sua audiência fiel – incentive-a a publicar comentários ou a partilhar o seu conteúdo.

 

Aumente os seus conhecimentos

 

Adquira conhecimentos através de aulas de Branding e observe as boas práticas das melhores marcas do mundo. Deve avaliar também outras áreas de negócio. Vejamos um exemplo, a Nike comunica os seus valores e permanece fresca, ano após ano. Todos nós conhecemos o slogan da Nike, “Just Do It”, mas conhece realmente a sua missão?

 

A missão da Nike é: “Trazer inspiração e inovação a todos os atletas do mundo”.

 

A marca inclui no seu website também uma ressalva do co-fundador da Nike, e lendário treinador de atletismo da Universidade de Oregon, Bill Bowerman, “Se tens corpo, és um atleta.”

 

A marca concentra-se em todos os tipos de atletas que usam produtos da Nike para incorporarem a sua melhor individualidade. Vale a pena investir num pouco de ajuda externa, ou afastar-se da sua carga de trabalho diária para rever o que realmente é o seu negócio, para que continue focado nas coisas certas nos próximos anos.

 

A estratégia de publicidade da Nike foca-se no apoio a atletas de classe mundial e, em 2017, gastaram 3,34 mil milhões de dólares em publicidade e promoção. A Nike atualmente vale 29,6 mil milhões de dólares, tornando-se a 16ª marca mais valiosa do mundo. Importa referir que começaram de um negócio pequeno, com um foco claro e uma marca atraente, que foi crescendo através do reforço dos seus valores.

 

Uma mudança de direção também pode ser altamente lucrativa quando feita corretamente. A Burberry demonstrou que as marcas podem ser reinventadas com sucesso adaptando os estilos atuais, ao mesmo tempo que celebram a sua história. No início dos anos 2000, a marca registada ficou associada a um estereótipo negativo que prejudicava os seus objetivos ambiciosos.

 

A marca respondeu, reduzindo a visibilidade do seu padrão distinto. Em 2002, aparecia em 20% de todos os produtos. Em 2004, apresentava-se em menos de 5%. Hoje, a marca é uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo, avaliada em 4,34 mil milhões de dólares. A Burberry provou assim que uma atualização à marca pode ser fundamental para manter a relevância no mercado.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.