Como a logística pode influenciar o sucesso da sua start-up

 

Alguns dizem que o sucesso de uma start-up pode estar dependente da sorte, do momento ou até mesmo do bem-estar do seu fundador. Na nossa experiência, definir uma operação logística correta tem impacto claro no sucesso do projeto.

 
As pessoas muitas vezes idolatram os fundadores das start-ups de sucesso como Mark Zuckerberg ou Steve Jobs. Muitas vezes são elevados à categoria de seres quase míticos. Mas, na realidade, lançar uma start-up é um trabalho árduo e stressante.

 
Há evidências que sugerem que a gestão ineficaz dos empreendedores é a desvantagem de 65% das start-ups que falharam. Portanto, é importante que, quando as coisas ficam difíceis, os empreendedores se sintam apoiados tendo a logística definida e em funcionamento. Isto pode parecer complicado no início, mas realmente facilita as coisas se planear desde o início.

 
Quando a empresa de cosméticos Pestle and Mortar deixou de ser um pequeno fornecedor de produtos de alta qualidade para gerir retornos e mudanças em quantidades consideráveis, procuraram a DHL Express para os ajudar. Um artigo no New York Times deu-lhes enorme publicidade. E a DHL Express conseguiu gerir com eficiência cada pedido que veio até eles. A Pestle and Mortar sabe que a DHL Express pode entregar a qualquer um dos seus clientes num prazo de dias.

 
A DHL também foi fundamental para ajudar as marcas de moda Zanerobe e Kulani Kinis a alcançarem a penetração global. Em apenas alguns meses, ambas as empresas passaram de empresas ambiciosas com grandes planos para marcas globais competitivas. Vai seguir os passos destas marcas?

 

DOS PLANOS AOS PEDIDOS

 
Já tem o seu plano de negócios definido e o financiamento necessário. A forma de comercialização está definida e o seu protótipo parece ótimo. Mas sem a estratégia de transporte correta, o lançamento é apenas um plano. Tão importante quanto o produto e o preço, as opções de envio e o serviço de entrega terão um papel determinante no sucesso do negócio.

 
Sem uma forma coerente de obter tudo o que precisa, enfrenta uma curva de aprendizagem íngreme e muitos clientes insatisfeitos. Conversamos com Leendert van Delft, vice-presidente dos programas de vendas da DHL, sobre o que as start-ups devem considerar ao planear uma estratégia logística de sucesso.

 

COMO DEVERÃO AS START-UPS DECIDIR SOBRE UM SERVIÇO DE ENTREGA?

 
A primeira coisa é investigar as várias opções de entrega. Deve decidir se está disposto a pagar um preço justo por um serviço mais rápido e eficiente. Nos últimos anos, tenho visto muitos relatórios que falam sobre o envio de encomendas gratuito, mas lembre-se de que isso não é real. Tem que absorver os custos de envio das encomendas de alguma forma. Mesmo que o consumidor não esteja a pagar diretamente. Tenha presente que 91% dos compradores online abandonam um site que não ofereça opções de “envio express”; e cada vez mais os consumidores valorizam a velocidade da entrega face à entrega gratuita.

 
Lembre-se de que há uma grande diferença nos tempos de envio de encomendas em comparação com o serviço de entrega expresso. A DHL Express oferece um serviço premium fiável que inclui velocidade, várias opções de entrega e atendimento ao cliente. Tudo isto acho que justifica a diferença de preço para os compradores online. Os clientes pagarão o custo adicional; se realmente precisarem de algo no dia seguinte, estarão dispostos a pagar mais por esse serviço de entrega, caso esteja disponível. Só não se esqueça de mostrar claramente o preço quando oferece um serviço expresso. Não é aconselhável colocá-lo na parte inferior da página ou mencioná-lo pela primeira vez no processo de pagamento.

 

COMO DEVERÃO AS START-UPS PLANEAR AS DEVOLUÇÕES?

 
Há evidências que mostram como a taxa de retorno é menor no envio de encomendas internacionais. Assim, quanto mais ambicioso for na sua abordagem, menor será esse problema. Também pode medir a resposta dos clientes em termos de teste, para poder avaliar os potenciais benefícios em perdas.

 
Os retornos serão sempre feitos na web, portanto, a sua política deve ter em consideração os pedidos adicionais que receberá, incorporando uma política de devolução fácil ou gratuita. Pode até mesmo incorporar o seu custo médio nas taxas gerais de envio para eliminar o fator de risco.

 

COMO O VALOR MÉDIO DA ENCOMENDA SERÁ AFETADO QUANDO OFERECER SERVIÇO EXPRESS?

 
É possível que o valor do carrinho de compras aumente, oferecendo o serviço através de uma transportadora expresso. Marcas como Paul Smith e Gymshark tiveram um aumento de 70% após terem começado a oferecer este serviço. Pode até acontecer que os potenciais clientes que não conhece atualmente estejam a utilizar os seus concorrentes especificamente porque eles oferecem serviços de entrega expresso.

 

COMO DEVE SER UMA START-UP INTERNACIONAL?

 
Não há risco de simplesmente abrir as portas para o mercado internacional, mas acho que há o risco de ficar para trás. É importante saber o que os seus concorrentes estão a fazer e se eles já oferecem transporte internacional. Verifiquei que a ferramenta www.similarweb.com é bastante útil para determinar em que países se deve concentrar. A DHL Express também pode mostrar como isso é alcançado através de um Health Check ao seu site. Isso é feito analisando o potencial do seu site e verificando onde ele pode ser otimizado.

 
Há evidências que mostram que os clientes internacionais gastam muito mais do que os compradores locais. É por isso que, mesmo que o tráfego internacional do seu site seja pequeno, pode valer a pena. Também não é necessário apostar nos grandes mercados internacionais. Com a DHL Express, a sua empresa tem potencial para ser uma verdadeira marca global.

 

QUE CONSELHO DARIA ÀS START-UPS PREOCUPADAS COM OS ATRASOS ADUANEIROS?

 
É também aqui que trabalhar com a DHL Express pode valer a pena. Nós temos experiência em alfândega e o seu agente comercial pode ajudá-lo a resolver este problema. Se a papelada foi feita corretamente, não devem haver atrasos. Também pode aceder a uma grande quantidade de informações relevantes e fáceis de usar sobre comércio internacional com a ferramenta de Trade Automation Service (TAS) da DHL.

 

COMO SE COMPARA O SERVIÇO EXPRESS COM UM SERVIÇO DE CORREIO NORMAL?

 
Existem grandes diferenças nos tempos de trânsito entre o envio de encomendas tradicional e o serviço expresso. Deve decidir se deseja pagar um extra por um serviço de entrega melhor que possa ajudá-lo a responder às necessidades do consumidor atual. 45% das pessoas dizem que abandonaram o carrinho porque a entrega é muito lenta. Portanto certifique-se de que isso não acontece com o seu negócio. Também é importante lembrar que, após uma experiência de entrega negativa, 38% dos clientes dizem que provavelmente nunca comprarão novamente nesse site. Por outro lado, mais de dois terços dos millennials optaram por comprar num site porque oferecia melhores opções de entrega. E o mesmo vale para compradores mais velhos.

 
O serviço de entrega personalizado da DHL oferece várias opções de entrega e notificação ao destinatário do processo do seu envio. O e-commerce que oferece transporte premium cresce 60% mais rápido do que aqueles que não oferecem. Eu realmente acredito que quando os compradores online têm todas as opções de entrega, eles estarão mais dispostos a pagar um preço justo por um serviço mais eficiente.

 

COMO DEVEM AS START-UPS DECIDIR SOBRE UMA ESTRUTURA DE PREÇOS?

 
É importante primeiro verificar o pedido e o peso médio projetado. Devemos ver como esses fatores podem ser refletidos no preço do envio. Pode oferecer envios com uma taxa fixa para determinados países. Ou até mesmo o transporte grátis para clientes com um valor de compras acima de um determinado limite.

 

PARA O AJUDAR A AVANÇAR

 
Não importa quão novo seja o seu site, uma verificação do seu status é uma boa ideia para evitar cometer erros óbvios. Isto é o que a DHL pode fazer pelo seu negócio:

 
• US Customs and Border Protection (CBP): O CBP oferece orientação sobre procedimentos e requisitos alfandegários para garantir a conformidade da sua empresa.
 
• Explorar novos canais de clientes usando dados da SimilarWeb para identificar mercados potenciais;
 
• Ajudar a entender as várias integrações de IT focadas nas integrações com as diferentes plataformas de comércio eletrónico;
 
• Aconselhar sobre acordos alfandegários e comerciais;
 
• Fornecer uma compreensão mais profunda das estratégias de preço de envio, garantindo que são apropriadas.
 



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.