BRASIL, UM MERCADO COM MUITAS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS PORTUGUESAS. SAIBA COMO EXPORTAR

 

Antes de iniciar o processo de exportação é fundamental que defina uma estratégia de exportação.

A atual globalização é um grande desafio e, a cada dia que passa, possibilita que cada vez mais as PMEs a avançar para os mercados internacionais.

 

Em primeiro lugar, deve realizar um estudo de mercado que permite ficar a par dos requisitos necessários para a exportação e das facilidades com que poderá contar para aceder ao país selecionado. Caso opte pelo Brasil, deixamos-lhe alguns aspetos relevantes que o ajudarão a compreender e ultrapassar algumas barreiras culturais e outros entraves, para enviar encomendas para o Brasil mais facilmente.

 

BRASIL

 

O Brasil é o 5º maior país em termos de dimensão e a sexta maior economia do mundo. Tem uma população ativa e jovem de 194 milhões de pessoas e um PIB per capita superior ao da Índia e da China. Assim, o seu potencial é quase ilimitado e não deve ser subestimado.

 

OPORTUNIDADES DE EXPORTAÇÃO

 

Azeite, queijo e fruta – estes são alguns dos produtos que o Brasil adquire às empresas portuguesas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), os produtos que têm mostrado forte tendência de crescimento das vendas no Brasil, importados de Portugal, são:

 

  • Azeite (quota de mercado acima dos 50%)
  • Castanhas
  • Frutos secos
  • Pera fresca
  • Queijos
  • Têxteis
  • Cortiça
  • Porcelanas, cerâmicas e vidros
  • Bens de equipamento, como máquinas e material elétrico
  • Software e componentes para automóvel

 

BARREIRAS CULTURAIS

 

É essencial estabelecer uma boa relação de trabalho com os seus clientes de forma a minimizar os riscos associados ao processo de fornecimento de bens e receção de pagamentos. Deverá ter em conta os protocolos comerciais existentes, de forma a saudar, identificar os hábitos sociais, o estilo de comunicação, diferenças linguísticas ou os gostos e preferências, uma vez que podem influenciar a negociação e a implementação do negócio.

 

Apesar de todo o potencial do mercado Brasileiro, o país mostra estar constantemente estagnado, num ciclo de corrupção política que se traduz em crises económicas seguidas por períodos de crescimento intermitentes. As políticas implementadas dificultam o investimento estrangeiro, sendo fundamental compreender em antemão a sua cultura comercial, conhecer os sectores económicos com maior valor e contar com um parceiro como a DHL.

Saiba todas as informações e conselhos de como exportar para o Brasil, como os indicadores macroeconómicos e tipos de desalfandegamento online no Brasil através do nosso Guia.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.