A importância do prazo de entrega no ecommerce

 
No mundo do comércio eletrónico há vários fatores críticos de sucesso. Desde a usabilidade e experiência de utilização, até à credibilidade e velocidade do site, da oferta de produtos até aos meios de pagamento.
 
Destes fatores críticos fazem também parte a componente de logística. Quando um consumidor opta por comprar online, em detrimento de uma loja física, é muitas vezes pela maior conveniência e comodidade, mas há sempre um handicap que a venda online tem que é o prazo de entrega.
 
Se na loja física o consumidor tem acesso imediato ao produto, no ecommerce haverá sempre um tempo de espera para a entrega. É por isso importante montar uma solução de logística que permite operar de forma eficiente, rápida, segura e sem falhas.
 
Para minimizar este inconveniente que pode estar associado ao prazo de entrega, para um consumidor que tem urgência em receber o produto, recomendamos que as lojas online disponibilizem várias opções de entrega. Normalmente estas opções vão desde a entrega no dia seguinte até à entrega em alguns dias úteis, com tarifas de serviço diferenciadas.
 
Uma forma de atender às necessidades de entrega dos clientes passa por criar um modelo onde a entrega urgente é possível (em 24 ou 48 horas, por exemplo, através de um parceiro como a DHL Express) imputando o custo da mesma à encomenda e uma entrega alternativa num prazo de 3 a 5 dias úteis que poderia ser gratuita. Desta forma o cliente que tenha real urgência pode optar por pagar o serviço para ter a garantia que recebe o produto mais rapidamente.
 
Do lado do lojista é importante ter presente que a entrega não depende apenas do serviço de transporte; depende também da sua capacidade de gerir o pedido do cliente (desde a receção da encomenda, passando pela confirmação do pagamento, preparação dos produtos e acondicionamento) e de coordenar a entrega do mesmo com o operador que irá realizar a entrega.
 
É importante que este processo possa decorrer sem falhas, expendido o produto certo e em boas condições, porque de nada serve uma entrega rápida se o produto entregue não for o pretendido ou se o mesmo não chegar em perfeitas condições.
 
Tenha em conta que o prazo de entrega pode ser um fator decisivo para muitos clientes por isso se oferecer vários níveis de serviço para a expedição terá uma maior probabilidade de convencer o consumidor a colocar a encomenda sem abandonar o seu site para procurar uma alternativa mais rápida.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.