A Importância da Logística do E-commerce

A Importância da Logística do E-commerce

O E-COMMERCE TORNOU-SE NUM DOS MODELOS DE NEGÓCIO MAIS POPULARES E COM MAIOR EXPETATIVA DE CRESCIMENTO. Isso faz com que AUMENTE A sua atratividade e que muitas empresas e empreendedores decidam iniciar projetos de comércio digital.

 

Esse contexto aumenta a competitividade do setor, embora cada vez mais consumidores comprem on-line. Mesmo assim, todas as empresas de e-commerce devem encontrar a melhor forma de se diferenciarem e oferecer serviços ou produtos exclusivo.

 

Por esse motivo, os envios da sua loja online podem ser um fator essencial para se destacar da concorrência. A escolha da empresa de transporte deve responder a diferentes questões, não apenas relacionadas à redução de custos.

 

A DHL está ciente da importância desta etapa para a sua loja virtual e sucesso nos negócios, por isso está envolvida no fornecimento de soluções para cada cliente, oferecendo um serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada produto.
 

A IMPORTÂNCIA DE ESCOLHER UMA EMPRESA DE TRANSPORTE

 

A nível estratégico, a distribuição é um dos pilares que compõem os 5 P’s do marketing de qualquer empresa. Por isso, é fundamental estabelecer as bases de um negócio e desenvolver vantagens competitivas.
 
O ambiente de e-commerce tem poucas barreiras à entrada. Por este motivo, é normal que se tenha tornado uma forma de venda com muita oferta, muito variada e com saturação e concorrência voraz.
 
Portanto, a logística de e-commerce deve ser uma das maneiras de agregar valor ao produto e à marca, de modo que os envios sejam feitos sem atrito e suportem a qualidade do produto e a experiência do consumidor.
 
Quando um comprador adquire um produto online, a sua experiência de compra começa com a entrada no seu site de e-commerce e termina com a entrega ou recolha do seu pedido.
 
Qualquer problema na entrega, na apresentação do produto ou qualquer dano ou perda da encomenda, vai prejudicar a imagem da loja online e insatisfação do cliente.
 
Por todas estas razões, a logística de e-commerce é a chave para o sucesso e a reputação do seu negócio e uma ação importante para aumentar a fidelização do cliente.

 

O QUE TER EM CONTA NA ESCOLHA DE UM PARCEIRO DE LOGÍSTICA?

 
 

ASPETOS RELACIONADOS COM O SEU NEGÓCIO E-COMMERCE:
     

  • Preço dos serviços

 
Se oferece produtos de baixo custo ou de primeira necessidade, os custos adicionais das encomendas podem fazer com que seu produto perca o apelo ou desmotivem o comprador.
 
Isso deve ser tido em conta para encontrar a solução que é eficaz para o comprador e os seus custos. Implemente por exemplo, ordens de compra mínimas para que os custos de envio possam ser gratuitos de forma a que não se tornem num entrave.

     

  • Dimensões dos produtos

 
Isto diz respeito às dimensões e peso dos produtos a entregar. Vender e distribuir sapatos não é o mesmo que móveis ou eletrodomésticos. O volume e peso afetam o processo de distribuição.

     

  • Locais de expedição

 
Deve saber que tipo de envios faz e o destino principal dos seus pedidos. Isto é, se são vendas nacionais ou internacionais. Avalie a cobertura oferecida pela empresa transportadora e se possui filiais próprias noutros países, de forma a garantir o mesmo serviço e qualidade. A DHL está presente em mais de 220 países e territórios!

     

  • Poder de negociação

 
A quantidade e a regularidade das suas encomendas online são elementos que dão mais poder ao seu negócio. Isso é vital para que a empresa de transporte perceba o potencial do seu e-commerce e a necessidade de oferecer serviços e tarifas personalizadas.

     

  • Tipo de serviços

 
A logística de comércio eletrónico envolve um grande número de serviços que vão para além dos envios. Estes serviços incluem o armazenamento e receção de mercadorias, o controlo de stock, a preparação das embalagens e outros. De acordo com a tipologia da sua loja online, pode melhorar a agilidade e rentabilidade do seu negócio.
 

ASPETOS RELACIONADOS COM A EMPRESA DE LOGÍSTICA:
     

  • Taxas

 
Conhecendo as características dos seus produtos e o peso volumétrico das suas embalagens, saberá o que cada envio custará a cada empresa de logística e como repassar esse custo ao preço final da venda ou à sua margem de lucro.

     

  • Destino

 
Especialmente se for fora de Portugal e da União Europeia, se a cobertura inclui serviços como a gestão aduaneira e as diferentes taxas de acordo com cada país.

     

  • Prazos de entrega

 
O imediatismo é um dos fatores mais apreciados pelo consumidor online, sem que isso suponha um custo adicional no seu pedido, mas importa perceber como isso afeta os custos das vendas.
 
A DHL opera internacionalmente e desenvolve uma linha específica de serviços para PMEs e negócios online, portanto, a oferta é muito ampla e adaptável às necessidades de cada e-commerce.

 

Caso queira saber mais sobre como a DHL o pode ajudar, fale com um dos nossos especialistas aqui.



Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.