Como desalfandegar a sua mercadoria

Quais as opções para desalfandegar a sua mercadoria

Fazendo referência a um envio proveniente de um país extracomunitário a si destinado, informamos que o mesmo se encontra sujeito a despacho aduaneiro e respetivos encargos.

 

As opções para desalfandegar a mercadoria são as seguintes:

 

1 – Utilizar a DHL Express como despachante, para tratar de todo o processo de desalfandegamento (1) e entrega na morada de destino. Para que o processo decorra de forma rápida, e sem custos acrescidos, sugerimos o envio da fatura, ou ordem de compra, onde constem discriminados os valores de mercadoria e transporte (2).

 

Daremos início ao processo assim que rececionarmos a documentação requerida, ficando a DHL Express desde logo autorizada a debitar encargos resultantes da intervenção no processo (consultar anexo I). Se for esta a opção considerada, agradecemos o envio dos elementos assinalados abaixo para o endereço eletrónico despacho.particulares@dhl.com

 

  • Nome completo do importador (destinatário da mercadoria)
  • NIF – Nº de Contribuinte português do importador
  • Ordem de Compra (order do site onde foi feita a compra ou email do vendedor com o resumo da compra) com valores discriminados por item e valor de frete/transporte
  • Comprovativo de Pagamento

 

(1) – Consultar tabela de honorários da DHL Express no anexo I.

 

(2) – Caso o transporte tenha sido sem custos (free shipping), o valor do mesmo deve constar discriminado na fatura; Caso o valor do transporte não esteja discriminado, o cálculo das despesas aduaneiras por parte da alfândega (IVA e Direitos) será efetuado tendo por base o valor de frete de tabela geral de importação, o que poderá encarecer o valor final a pagar.

 

2 – Contratar um Despachante Oficial – Comunicar à DHL Express por escrito, informando o nome de contacto/telefone e email do despachante oficial, para o endereço: despacho.particulares@dhl.com (consultar anexo II referente a encargos de transferência).

 

3 – Portal das Finanças, ser o próprio a tratar do desalfandegamento, esta opção apenas está disponível para particulares seguindo todos os trâmites necessários ao despacho da mercadoria. Sugerimos a consulta das entidades envolvidas no processo para mais informação acerca do mesmo e dos custos inerentes (Alfândega do Aeroporto e a Portway). Na impossibilidade de concluir o processo, terá de contratar um despachante oficial, pois a DHL Express já não tratará do despacho alfandegário (consultar anexo II).

 

Sugerimos que informe sempre a DHL quanto à sua opção eleita, com a maior brevidade possível, pois encontrando-se a mercadoria em depósito, é cobrada uma taxa diária de armazenamento a partir do 4º dia (inclusive). Passados 5 dias sem resposta após o nosso contacto, a mercadoria poderá ser devolvida ao expedidor. 

Contactos

Serviço aduaneiro de importação DHL

E-mail geral: despacho.particulares@dhl.com

Telefone de contacto: 707 505 606 (opção #3)

Receção DHL – Lisboa:

 

  • Aeroporto de Lisboa, Rua C, Edif. 69, piso 2 , Gabs. 306-308; 1700-109 Lisboa – Horário: 10h/12:30h – 14h/18:30h em dias úteis.

 

 

Receção DHL – Porto:

 

  • Aeroporto Francisco Sá Carneiro Complexo de Carga DHL, – Horário: 09h/12h – 14h/19h em dias úteis

¿Listo para empezar? Continúa con toda la información sobre las aduanas

¿Listo para empezar? Continúa con toda la información sobre las aduanas

Se necessita de mais informação, contacte um especialista da DHL para obter ajuda personalizada.